Indo direto ao ponto, o texto jornalístico precisa ser informativo. Já na redação publicitária, a necessidade é vender um produto ou uma ideia.
No entanto, em ambos os casos, é importante considerar o perfil e as particularidades do receptor da sua mensagem. O conteúdo precisa ser de fácil compreensão, objetivo e, principalmente, adequado.
Veja algumas características básicas de cada um deles:
Texto Jornalístico:
- A linguagem é formal, direta, técnica
- Tem caráter informativo, revela um fato relevante
- É composta por lead (assunto a ser abordado, informação principal)
- É imparcial, não faz juízo de valor (exceto em textos de colunistas)
- Reúne depoimentos de entrevistados, expondo opiniões e visões diversas
Texto Publicitário:
- A linguagem é informal, dinâmica, criativa, intrigante, persuasiva e voltada a um público mais específico
- Utiliza-se de pronomes, figuras de linguagem e outros recursos para estreitar a relação com o consumidor
- A abordagem é mais comercial, pensada para gerar uma ação por parte do cliente
- Promove a troca de valor, desperta interesse
- Precisa trazer argumentos consistentes, verdadeiros e que revelem um certo valor
E uma última recomendação: faça sempre uma revisão minuciosa para não comprometer a credibilidade do seu texto com erros de ortografia ou concordância.
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