Quer saber mais?

Neste momento, passamos a bola para você. E, sinceramente, esperamos que marque um golaço.

Afinal, antes de identificar necessidades e desafios ou mesmo pensar em planejar e criar, temos que CONHECER VOCÊ.



Fale diretamente com Carlos Laróca Júnior, CEO da C2 Comunicação.

F: 11 9.9232-4717 laroca@c2comunicacao.com.br

Texto Jornalístico x Texto Publicitário

Por Márcio Fortino 2 anos atrásSem comentários


Indo direto ao ponto, o texto jornalístico precisa ser informativo. Já na redação publicitária, a necessidade é vender um produto ou uma ideia.

No entanto, em ambos os casos, é importante considerar o perfil e as particularidades do receptor da sua mensagem. O conteúdo precisa ser de fácil compreensão, objetivo e, principalmente, adequado.

Veja algumas características básicas de cada um deles:

Texto Jornalístico:

  • A linguagem é formal, direta, técnica
  • Tem caráter informativo, revela um fato relevante
  • É composta por lead (assunto a ser abordado, informação principal)
  • É imparcial, não faz juízo de valor (exceto em textos de colunistas)
  • Reúne depoimentos de entrevistados, expondo opiniões e visões diversas

Texto Publicitário:

  • A linguagem é informal, dinâmica, criativa, intrigante, persuasiva e voltada a um público mais específico
  • Utiliza-se de pronomes, figuras de linguagem e outros recursos para estreitar a relação com o consumidor
  • A abordagem é mais comercial, pensada para gerar uma ação por parte do cliente
  • Promove a troca de valor, desperta interesse
  • Precisa trazer argumentos consistentes, verdadeiros e que revelem um certo valor

E uma última recomendação: faça sempre uma revisão minuciosa para não comprometer a credibilidade do seu texto com erros de ortografia ou concordância.

 

 

 

 

Categoria:
  Dica da C2
esta publicação foi compartilhado 0 vezes
 400

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.